Gelado! Assim foi o encontro mais aguardado entre Cristina Ferreira e Daniel Oliveira desde que a apresentadora saiu abruptamente da SIC no verão de 2020 para regressar à TVI, depois de ter feito o caminho inverso em 2018. Os dois estão de costas voltadas desde então e têm trocado alguns galhardetes nas redes sociais por causa da “guerra” de audiências que está mais ao rubro que nunca. Por isso, a participação de Cristina e Daniel, juntamente com José Fragoso, diretor de Programas da RTP1, num evento público suscitava muita curiosidade.
Foi o 7o Encontro da Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT) que os juntou a meio da tarde quente do dia 17 de maio, em Lisboa, para participarem num debate. Vestida de preto, e com umas botas em verde-fluorescente e castanho que cativou todos os olhares, a apresentadora da TVI foi a primeira a chegar ao evento, acompanhada de João Patrício, diretor-executivo de Entretenimento e Ficção, e André Manso, diretor de Produção. Depois de alguns minutos de conversa com algumas pessoas no jardim da Quinta da Pimenteira, a diretora de Entretenimento e Ficção da estação de Queluz de Baixo entrou no espaço dedicado aos trabalhos e sentou-se, quase a meio, na primeira fila, para assistir ao debate dos produtores de televisão. Já quase no fim, chegou o apresentador de “Alta Definição” e sentou-se ao lado de Fragoso, numa das pontas da primeira fila. Cristina e Daniel ignoraram-se, não trocando nenhum olhar ou cumprimento. Logo depois, surgiu Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, e também ele ignorou Cristina Ferreira, e ocupou uma cadeira junto do seu diretor-geral de Entretenimento da SIC.
Sorrisos amarelos
Chegada a hora do debate com os diretores de Programas dos canais privados, Cristina Ferreira foi a primeira a avançar e escolheu a cadeira ao centro. Daniel Oliveira veio a seguir e, perante todos os olhares, cumprimentou a apresentadora com um aperto de mão e perguntando-lhe: “Como estás?” A apresentadora, com um sorriso menos exuberante do que o habitual, retribuiu o cumprimento e de modo a parecer natural, perguntou: “Daniel, estás bom?”
Durante todo o debate, moderado por António Gomes, diretor-geral da GFK Matris (empresa de estudos de mercado), Cristina e Daniel pouco interagiram. Sempre que um deles usava da palavra, o outro olhava-o, mas com frieza, sem expressividade e um sorriso amarelo. A diretora da TVI ainda chegou a dizer, mais do que uma vez: “Quando eu e o Daniel…”, para exemplificar qualquer uma situação passada. Já o diretor da SIC manteve sempre uma certa distância da ex-apresentadora da estação de Paço de Arcos.
No final, quando António Gomes referiu que Cristina Ferreira fez a sua estreia no encontro da APIT, enquanto os seus companheiros de painel já marcaram presença em edições anteriores, a anfitriã de “Big Brother – Desafio Final” soltou uma gargalhada e comentou: “Eles já me levam vantagem porque os dois foram meus diretores e eu nunca fui diretora deles”. Terminado o debate, viraram-se cada um para seu lado, sem sequer se despedirem: a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI juntou-se à sua equipa e a vários responsáveis da Plural Entertainment; já Daniel Oliveira ficou junto de Francisco Pedro Balsemão, que não falou com Cristina Ferreira em momento algum, e de outros profissionais da SIC.
À TvMais, tanto Cristina Ferreira como Daniel Oliveira recusaram fazer declarações sobre o primeiro encontro após a polémica saída da apresentadora da SIC. A primeira a deixar o local foi o rosto da TVI, enquanto o “rival” ficou ainda algum tempo a conversar com alguns produtores. Recorde-se que a SIC moveu um processo a Cristina Ferreira em que exige mais de 20 milhões de euros por quebra de contrato, mas ela só está disposta a pagar 2,3 milhões de indemnização, ou seja, o valor correspondente aos 29 meses do contrato que não cumpriu. A apresentadora auferia 80 mil euros mensais.
Comentários
Enviar um comentário