Covid-19: Estudo diz que os sintomas tendem a aparecer nesta ordem

 


Foto: Getty Images
Com o aproximar da época das gripes e das constipações, é ainda mais importante saber diferenciar a Covid-19 de outras doenças respiratórias

Desde o início da pandemia que se gerou alguma confusão entre os sintomas associados à infeção pelo novo coronavírus e os de outras doenças virais. Um fenómeno que atrasou muitas consultas ao médico. Mas se houver uma ordem pela qual os sintomas da Covid-19 aparecem, será possível fazer um diagnóstico mais cedo.  

Pelo menos, é essa a convicção dos autores de um estudo recentemente publicado na revista Frontiers in Public Health. Realizado por cientistas da University of Southern California, oferece uma orientação que pode ser muito valiosa quando falamos do início dos sintomas.  

“Sabemos que a COVID-19 é uma doença viral pandémica com impacto global catastrófico. Esta doença é mais contagiosa do que a gripe, de tal forma que os surtos ocorrem frequentemente. Se os doentes com sintomas fossem rapidamente submetidos a testes e rastreio de contacto, estes surtos poderiam ser contidos. Infelizmente, os doentes com COVID-19 apresentam sintomas semelhantes a outras doenças comuns. Aqui, colocamos a hipótese de a ordem de ocorrência dos sintomas poder ajudar os pacientes e os profissionais médicos a distinguir mais rapidamente a COVID-19 de outras doenças respiratórias”, lê-se, na publicação.  

Covid-19 vs Gripe vs SARS vs MERS

Para poder chegar a alguma conclusão, os cientistas analisaram então as taxas de incidência dos sintomas em dois conjuntos de dados. O principal inclui informações de mais de 55 mil casos confirmados de SARS-Cov-2 na China, recolhidos entre 16 e 20 de fevereiro desde ano, pela OMS. O segundo analisou um conjunto de 1100 casos, diagnosticados entre dezembro e janeiro.  

Nas infeções por coronavírus, o sintoma inicial mais comum é a febre  

Cruzando esses dados, os investigadores criaram um modelo que prevê a probabilidade de os sintomas ocorrerem numa ordem específica. E depois compararam-no a ordem provável dos indícios de outras doenças respiratórias — como a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e a MERS (Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS). 

Os resultados apontaram que há dois sintomas frequentemente associados a todas as doenças estudadas: a febre e a tosse. No caso da gripe, o primeiro sintoma é, provavelmente, a tosse. Nas infeções por coronavírus, o sintoma inicial mais comum é a febre. Já os sintomas gastrointestinais são aqueles que diferenciam os pacientes com Covid-19 dos que sofrem de SARS ou de MERS. No caso de a infeção ser com o SARS-CoV-2, os sintomas do trato superior, como náuseas ou vómitos, parecem surgir antes dos sintomas do trato gastrointestinal inferior, como a diarreia. Em pacientes com MERS e SARS verifica-se o inverso. 

Os sintomas da Covid-19 aparecem, normalmente, por esta ordem: febre, tosse e dor muscular. E, em seguida, náuseas e/ou vómitos e diarreia. 

Comentários